Ocupações fazem parte do calendário de ações da Jornada de Luta das mulheres neste mês de março

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 
As ocupações foram realizadas na madrugada deste domingo (5) - MST/Divulgação

 

 

Cerca de 300 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam duas fazendas no estado da Bahia, na madrugada deste domingo (05). 

Uma destas ocupações ocorreu na região da Chapada Diamantina, na Fazenda Rosarinho, no município Rafael Jambeiro. Segundo o movimento, a propriedade tem mil hectares e estava há oito anos improdutiva, sem cumprir a função social. A mobilização reuniu cerca de 100 mulheres, de acordo com cálculos do próprio movimento.

::Em crítica ao agronegócio, jornada das mulheres do MST terá atos, acampamentos e outras ações::

Em outra frente, o MST ocupou as terras da Fazenda Espinheiro, no município de Jeremoabo. De acordo com o movimento, a propriedade estava abandonada e uma parte dela é devoluta, quando o território pertence ao Estado e não tem uma atividade específica.
 
Segundo Lucineia Durães. da direção nacional do MST, homens armados ameaçaram as famílias que estavam na ocupação em Jeremoabo, na manhã deste domingo (6). Ela disse que eles não agrediram os militantes e que anunciaram a retomada das áreas ocupadas. 

"Os fazendeiros estão mobilizados para não aceitar e empenhados para intensificar a formação de milícia contra o movimento", diz a dirigente, sobre a reação de latifundiários da região às atividades do MST. 

Aproximadamente 200 mulheres do movimento estiveram à frente da ação. As ocupações fazem parte do calendário da Jornada de Luta das Mulheres do MST, neste mês de março. Este ano, o tema é "O agronegócio lucra com a fome e a violência, por terra e democracia, mulheres em resistência". 

Leia também: Áreas de trabalho escravo têm que ser destinadas para reforma agrária, diz João Paulo Rodrigues

Entre as ações, estão previstas caminhadas em vias públicas, plantio de árvores, atividades formativas, acampamentos pedagógicos e distribuição de alimentos agroecológicos. Os principais dias da mobilização serão 6, 7 e 8 de março.

"Nós, mulheres, somo afetadas primeiro pela fome. A fome nos atinge de diversas maneiras. Intensifica a violência contra nossos corpos. Portanto, para nós, a luta pela terra é importante pela emancipação humana. Mulheres emancipadas reagem contra violência, contra o sistema que produz os agressores, contra o machismo e contra o latifúndio que lucra com a fome e com a violência contra nossos corpos", explica a dirigente. 

Ocupações em curso 

Na madrugada do dia 1º de março, em Itaberaba, na Bahia, cerca de 120 mulheres do MST ocuparam um latifúndio abandonado, a Fazenda Santa Maria. De propriedade da família Baleeiro, a área já foi ocupada por famílias camponesas entre 2015 e 2019 e foi palco de oito despejos – alguns violentos.

A ocupação feita por mulheres aconteceu dois dias depois de outras feitas pelo movimento no estado da Bahia. A que teve maior repercussão foi a tomada simultânea, com 1500 pessoas, de três áreas da empresa Suzano Papel e Celulose S/A no extremo sul do estado.

:: 'Não comemos eucalipto', diz MST sobre ocupação de área da Suzano; Justiça determina despejo ::

Edição: Vivian Virissimo

 

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/05/mulheres-do-mst-fazem-novas-ocupacoes-na-bahia-uma-delas-na-chapada-diamantina

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...