As Filhas de Maria Auxiliadora da Província Romana de San Giovanni Bosco, juntamente com a associação Vides Auxilium, decidiram pela primeira vez comprometer-se pessoalmente nesta causa

  • Papa Francisco denunciou: “Quanta violência existe contra as mulheres! O suficiente! Ferir uma mulher é ofender a Deus, que tirou a humanidade de uma mulher."
  • As Filhas de Maria Auxiliadora da Província Romana de San Giovanni Bosco, juntamente com a associação Vides Auxilium, decidiram pela primeira vez comprometer-se pessoalmente nesta causa.
  • Na Nigéria, as Irmãs de Notre Dame de Namur trabalham em campanhas para enfrentar o alto índice de violência de gênero com casos como "estupro, defloramento, negação de herança e práticas nocivas de viuvez".

A reportagem é publicada por Religión Digital, 25-11-2022.

As freiras se mobilizam contra a violência de gênero, enfrentando este 25 de novembro, Dia Mundial contra a Violência de Gênero. De fato, as Filhas de Maria Auxiliadora da Província Romana de São João Bosco, juntamente com a associação Vides Auxilium, decidiram pela primeira vez comprometer-se pessoalmente nesta causa.

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo tipo de violência”, explica Loredana Locci, conselheira da Pastoral Juvenil da Província de San Giovanni Bosco, ao Avvenire.

"Como irmãs salesianas, trabalhamos de modo especial no campo da educação, seguindo o sistema preventivo de Dom Bosco", afirma a freira. "Procuramos, por um lado, conscientizar as mulheres sobre seu valor, sua dignidade e suas potencialidades e, por outro, que os jovens cresçam em sensibilidade, consciência e respeito ”, acrescenta.

“Acreditamos que é fundamental acompanhar o crescimento emocional para prevenir a violência e saber combatê-la também através da denúncia”, sublinha a freira, que este ano deu um passo em frente nesta campanha conjunta com o Vides Auxilium, e na sequência do slogan do Papa Francisco, que denunciou “Quanta violência há contra as mulheres! O suficiente! Ferir uma mulher é insultar a Deus, que tirou a humanidade de uma mulher." E as Filhas de Maria Auxiliadora também quiseram colocar na palma de suas mãos aquele grito: Basta!

Conscientização na África

Também em África as religiosas trabalham pela erradicação deste flagelo, sensibilização e educação contra este tipo de violência, educação e empoderamento das mulheres, divulgando métodos de prevenção entre os jovens.

É o caso, por exemplo, de Eucharia Madueke, religiosa das Irmãs de Notre Dame de Namur e coordenadora do AFJN Women's Empowerment Project na Nigéria, país onde, segundo dados da Unicef, 31% das mulheres de entre 15 e 49 anos já sofreram violência física , e que 6% dos casos de violência ocorrem durante a gravidez.

Falando ao NCRMadueke observa que as campanhas de conscientização em que estão trabalhando, em colaboração com a Rede Africana de Fé e Justiça, "são projetadas para abordar o alto índice de violência de gênero na Nigéria, especialmente contra as mulheres". , "estupro, corrupção, negação de herança e práticas nocivas de viuvez.

Leia mais


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...