Evento acontece neste domingo(31), em São Paulo, e movimenta uma geração criativa vinda da periferia

Ouça o áudio ouDownload

Andreza Delgado, cofundadora da PerifaCon, destaca que a periferia não é só violência e o entretenimento está sempre em disputa - PerifaCon/Divulgação
O entretenimento está o tempo todo em disputa. É uma disputa pelo imaginário

A PerifaCon, a convenção nerd das favelas, será realizada no próximo domingo(31), na Fábrica de Cultura da Brasilândia, em São Paulo. É a primeira edição do encontro depois da pandemia. A promessa é de reunir toda cadeia produtiva do universo geek e pop para quebrar as barreiras entre este segmento e a periferia. 

"Existe muita potência criativa na quebrada, sabe? O entretenimento está o tempo todo em disputa. É uma disputa pelo imaginário. Tem uma disputa na cabeça das pessoas sobre o que a periferia é capaz de fazer", analisa Andreza Delgado, confundadora do evento. 

Andreza é a convidada da Entrevista Central, do programa Central do Brasil desta sexta-feira(29). Ela faz esta análise sobre o desenvolvimento de eventos nerds para a periferia, o atual cenário desse nicho da cultura e pontos importantes da programação do evento.

"A periferia não é esse lugar só de violência", afirma Andreza, realçando que um dos aspectos da convenção é garantir que as pessoas que moram na favela também tenham "direito à fantasia".  

E tem mais!

Além da entrevista com a Andreza, o programa Central do Brasil traz, no Trilhos do Brasil, o tradicional Giro de Solidariedade da sexta-feira, a atração do programa que destaca as ações e campanhas dos Movimentos Populares de distribuição de alimentos pelo país.

Nesta sexta-feira, tem um mutirão contra fome do Movimento de Pequenos Agricultores na Chapada Diamantina, na Bahia, e uma atividade AS PTA, na Paraíba, com doações de alimentos, itens de higiene e kit para garantir dignidade menstrual.

Na Parada Cultural, tem roda de samba, que acontece no domingo(31) em homenagem a sambista Jovelina Pérola Negra. No Embarque Imediato, o protesto dos trabalhadores dos Correios contra o método da negociação salarial adotado pela empresa. 

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios educativas ou comunitárias espalhadas pelo país. 
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.
 

Edição: Afonso Bezerra

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/29/existe-muita-potencia-na-quebrada-diz-cofundadora-da-perifacon-convencao-nerd-das-favelas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...