Quase lá: Com Gleisi, Lula diz que escolheu “mulher bonita” para articulação

O machismo nosso de cada dia. Não é só mancada. Uma pena que episódio não servirá para a discussão sobre o papel da mulher e será só usado como arma partidária.

Presidente indicou Gleisi Hoffmann para comandar a articulação política do governo com o Legislativo e o Judiciário. É um dos mais importantes quadros do PT, tem experiência política, é uma formuladora e liderança capz, já foi senadora, é deputada ...

 

Daniela Santos
Maria Eduarda Portela
12/03/2025 13:59, Metrópoles

 Gleisi Hoffmann

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (12/3), aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), que colocou uma “mulher bonita” para melhorar a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional.

Lula indicou a deputada Gleisi Hoffmann, que foi presidente do PT, para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. O cargo é responsável pela articulação política do governo federal, delimitando as estratégias para avançar, por exemplo, com propostas de interesse no Congresso Nacional.

“Eu quero mudar, restabelecer a relação com vocês [Congresso]. Por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais. É que eu não quero mais ter distância entre vocês”, disse Lula.

Antes de Gleisi, o cargo era ocupado por Alexandre Padilha, que foi conduzido para o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade.

Gleisi é deputada federal eleita pelo PT do Paraná e antes ocupava a presidência do partido, mas deixou o cargo para assumir a vaga no Palácio do Planalto.

“Eu não quero que alguém ache que a Presidência da República está distante do presidente da Câmara, está distante do presidente do Senado. Não, nós temos que mostrar para a sociedade que nós somos, em lugares diferentes, pessoas com o mesmo compromisso de defender a soberania desse país, o bem-estar do povo brasileiro, e melhorar a vida de todo mundo”, completou o petista.

A fala de Lula ocorreu durante assinatura de uma medida provisória (MP) que cria linha de crédito voltada a trabalhadores da iniciativa privada.

fonte: https://www.metropoles.com/brasil/com-gleisi-lula-diz-que-escolheu-mulher-bonita-para-articulacao

 

Por Ana Flor

Jornalista e comentarista da GloboNews.

 

 G1

Falas de improviso do presidente Lula nos últimos meses têm trazido trabalho dobrado a assessores, obrigando o Planalto ter que escalar ministros para contornar o mal estar ou interpretações negativas que acabam tendo efeito rebote para o governo.

Nesta quarta-feira, Lula afirmou que “para melhorar a relação com o Congresso”, estava escalando “uma mulher bonita” para a articulação política. Lula se referia à nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e a fala foi dirigida aos presidentes de Camara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

A fala é machista e preconceituosa ao embutir a ideia de que uma mulher, por ser bonita, despenharia melhor um papel de articulação política com o Congresso, de ampla maioria masculina. A fala exclui também as capacidades políticas, profissionais e de trabalho da ministra. 

Na última semana, outra fala de Lula levou o Planalto a ter que armar uma operação para amenizar o impacto econômico e político, desta vez com o setor do agronegócio. Em viagem, Lula afirmou que se as medidas já lançadas pelo governo para baixar o preço dos alimentos não funcionassem, “medidas drásticas” poderiam ser tomadas.

Depois da declaração, o vice-presidente e o ministro da Agricultura foram arregimentados para dar entrevistas e declarações de que não havia qualquer medida heterodoxa ou drástica em estudo.

Gafes

Veja as gafes do presidente em discursos públicos:

  • 20 de julho de 2023

O presidente afirmou que o auxílio a países da África seria uma forma de "pagamento" pelo período em que africanos foram escravizados no Brasil. A fala foi em Cabo Verde, África.

“Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, disse Lula.

  • 2 de fevereiro de 2024

Lula disse para uma mulher negra que “uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”. A declaração foi dada durante um evento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

"Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: 'Ela é cantora, vai'. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): 'Não, não vai ter música'. Então, ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor", disse.

  • 20 de junho de 2024

O presidente aconselhou uma mulher de 25 anos com três filhos a parar de ter crianças. A declaração foi dada durante um evento de entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida.

"Na hora que você deixa [a obra parada], você não tem preocupação com o povo mais humilde, com a dona de casa, com a mãe que tem dois, três filhos", argumentou o presidente.

  • 16 de julho de 2024

Durante uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente comentou ser "inacreditável" que a violência contra a mulher aumente depois de jogos de futebol. Ele disse que "se o cara é corintiano, tudo bem", mas que não fica nervoso quando perde.

"Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente. Então, eu queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui", disse o presidente.

  • 8 de janeiro de 2025

Presidente afirmou que maridos tendem a amar mais as amantes do que as próprias mulheres. A fala foi em um discurso sobre a democracia, em memória aos atos golpistas ocorridos em 2023.

"Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia. Porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. Eu sou um amante da democracia", disse Lula, a poucos passos de sua mulher, Janja da Silva, que estava presente ao evento.

 
 

 


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...