Quase lá: Viva Maria faz homenagem para Luíza Batista e Jovina Teodoro

Elas deixam um legado de luta e resistência. Luíza Batista, presidente do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos, e Jovina Teodoro, enfermeira, escritora e pioneira de Brasília. Ambas, mulheres negras, deixam um legado de coragem, resistência e dedicação. 

 
mara regia 1MARA RÉGIA - APRESENTADORA DO VIVA MARIA
05/03/2025 - 08:37 - Empresa Brasil de Comunicação
Brasília
 
 
Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva MariaArte EBC
© ARTE EBC

O programa Viva Maria fala sobre a dor da perda de duas grandes lideranças: Luíza Batista, presidente do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos, e Jovina Teodoro, enfermeira, escritora e pioneira de Brasília. Ambas, mulheres negras, deixam um legado de coragem, resistência e dedicação. 

Luiza Batista fenatrad

Luiza Batista, que lutou incansavelmente pelos direitos das trabalhadoras domésticas, também deixa um legado de conquistas, mas com desafios ainda presentes. Em 2023, Luíza foi entrevistada no Viva Maria sobre a PEC das Domésticas, destacando a importância dessa conquista histórica. A pandemia, a informalidade e a precarização do trabalho foram temas recorrentes em suas falas, refletindo as dificuldades que ainda existem para garantir os direitos dessa classe trabalhadora.

jovina teodoro2aJovina Teodoro era muito mais do que uma escritora e poeta, ela representava a força de uma mulher negra, batalhadora e dedicada a sua cultura e ao bem-viver. Sua trajetória e seus ensinamentos sobre a importância de viver com amor e generosidade ecoam agora na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

waleska barbosaA jornalista e escritora Waleska Barbosa, jornalista, escritora e idealizadora do Encontro Julho das Pretas que Escrevem no Distrito Federal. Ela também é apresentadora do Quilombo da Wal, na TV Comunitária do DF. Waleska relembra com carinho a trajetória de Jovina, destacando sua jovialidade, generosidade e amor pela literatura. Jovina, uma mulher que sempre foi admirada por sua força e determinação, foi homenageada no Festival Latinidades, em 2024, ao lado de sua irmã Lourdes Teodoro, destacando o legado dessas mulheres que, além de escritoras, são símbolos de resistência e luta.  

fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2025-03/viva-maria-faz-homenagem-para-luiza-batista-e-jovina-teodoro

 


Artigos do (e sobre o) CFEMEA

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

legalizar aborto

nosso voto2

...