Quase lá: Hub Peregum: grupos do movimento negro abrem sede em Brasília para promover agenda antirracista

Nova iniciativa de advocacy atuará junto aos Três Poderes e entidades internacionais para promover justiça social e equidade racial

 
A casa Hub Peregum, focada em advocacy, visa pautar nacionalmente as agendas antirracista, de justiça social e equidade racial, com atuação voltada para os Três Poderes

Foto: Reprodução

 
 
Organizações do movimento negro inauguram, na terça-feira (27), o HUB Peregum, em Brasília. O projeto, idealizado pelo Instituto de Referência Negra Peregum, consiste em uma sede voltada à incidência política dedicada a promover a agenda antirracista. A iniciativa conta com a parceria da UNEafro Brasil, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Agência Alma Preta e o Instituto Nós em Movimento.

O evento, restrito para convidados, contará com a presença de lideranças do movimento negro e autoridades dos Três Poderes. Até o momento, 20 organizações do movimento negro e personalidades negras de notório saber e reconhecimento público fazem parte do conselho consultivo que apoiará o direcionamento do projeto.

 
 

Mais que uma casa, o HUB Peregum pretende se consolidar como um espaço de implementação de estratégias de incidência política, englobando o governo federal, o Legislativo Federal e o Judiciário, bem como em organismos internacionais. Além disso, no local serão realizados eventos, formações, pesquisas e produção de dados, notas técnicas sobre os desafios da igualdade racial no Brasil e o monitoramento contínuo da atuação parlamentar.

“Buscamos provocar e apoiar a atuação de Frentes Parlamentares dedicadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da justiça e equidade racial no Congresso Nacional, além de apoiar e subsidiar a atuação de mandatos de parlamentares negras, negros e aliados antirracistas”, afirma, em nota, Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.

O Hub Peregum também visa pressionar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a implementar políticas antirracistas mais robustas, apoiar a inclusão de integrantes negros em cargos estratégicos e diversificar a composição de cargos no Palácio do Planalto para promover a igualdade e a justiça social.

“É de extrema importância avançar e qualificar a atuação das forças políticas antirracistas por meio de um trabalho de incidência permanente, sistemático, especializado e profissionalizado. É essa necessidade que buscamos atender”, finaliza Vanessa.

A cerimônia de inauguração da casa Hub Peregum acontecerá no Lago Sul, região administrativa do Distrito Federal, e contará com a presença de deputados, ministros, lideranças governamentais e da sociedade civil.

O que é advocacy?

O termo advocacy, derivado do latim “advocare” e do inglês “to advocate”, refere-se ao processo de defesa e argumentação em favor de uma causa. Em vez de ter um enfoque exclusivamente jurídico, advocacy atualmente se refere à reivindicação de direitos e à influência na formulação e implementação de políticas públicas para atender às necessidades da população. Organizações da sociedade civil frequentemente utilizam advocacy para promover suas causas e influenciar mudanças políticas e sociais.

 
 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...