No dia 14 de junho, o CFEMEA realizou uma reunião de trabalho para discutir o conceito de orçamento mulher e a metodologia a ser adotada durante o desenvolvimento do projeto Orçamento Mulher: Controle Social e Equidade de Gênero. Para a implementação desta proposta, o Centro está negociando apoio junto ao UNIFEM e DFID (Governo Britânico). O projeto tem como objetivos monitorar o Orçamento Geral da União desde a sua tramitação no Congresso Nacional, passando pelo acompanhamento da execução financeira até a qualificação do atendimento às mulheres nos municípios. Além disso, pretende-se realizar advocacy para aumentar os recursos dos programas destinados às mulheres e fornecer subsídios aos movimentos organizados para a realização de um controle social mais qualificado.

Essa reunião foi a primeira atividade prevista pelo projeto. Contou com a participação de organizações não-governamentais que serão nossas parceiras (Cunhã/PB, Transas do Corpo/GO, Imena/AP e Fase/PA) e de especialistas em orçamento (funcionári@s do IPEA, INESC e IBASE).

Foi uma experiência bastante esclarecedora em relação aos desafios que temos pela frente, a necessidade de articulação para vencê-los, e a importância que tem o tema para a conquista da cidadania pelas mulheres. Iniciaremos o processo pela construção de um Orçamento Mulher que dê visibilidade aos gastos públicos direcionados à população feminina, objetivando construir um orçamento que altere as relações desiguais de gênero e raça hoje existentes.

 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO