Diálogos contra o Racismo

"Sonhar o futuro, mudar o presente" é uma síntese de três Diálogos em torno da agenda da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância (CMR), realizada em Durban (África do Sul), em setembro de 2001. Os encontros foram uma iniciativa do Ibase/ Observatório da Cidadania, do CFEMEA, da Articulação de Mulheres Brasileiras, da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, da Comunidade Baha´i, da Cepia, dos Centros de Estudos Afro-Brasileiros e de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, do Geledés e de Criola.

Os Diálogos procuraram ampliar o debate da questão racial no Brasil para além das organizações diretamente ligadas ao tema. Visou, também, aproximar as entidades, expor as posições e divergências e criar bases para a construção política entre @s interlocutor@s.

Mais informações pelo fone (21) 2509-0660 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Violência contra a Mulher

Diversos estudos e documentos apontam para o fato de que a violência contra a mulher exige ações integradas para o enfrentamento mais efetivo do problema. Entre elas, a construção de redes de serviços que articulem a atuação governamental e não-governamental em áreas como segurança pública, justiça, saúde, educação, assistência social e habitação, entre outras.

Buscando contribuir nessa direção, a Rede Mulher de Educação lançou, no Fórum Social de Porto Alegre, a publicação "Vem pra Roda, Vem pra Rede - Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher".

O Guia foi enviado a organismos governamentais de direitos da mulher de todo o país, além de ONG's que trabalham com a questão. Mais informações pelo fone (11) 3873-2803 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ações Afirmativas do MDA/INCRA

"Travessia: do sonho à ação afirmativa" aborda a experiência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao criar o Programa de Ações Afirmativas, a fim de combater as desigualdades de gênero e raça, possibilitando a igualdade de oportunidades na administração pública.

A publicação é um registro das atividades realizadas entre 2000 e 2002, bem como uma tentativa de análise dos erros e acertos da equipe na trajetória de transformar o sonho de justiça social em política pública de fato.

A expectativa é de que a experiência do MDA/Incra possa servir de referencial para que outros setores públicos ou privados se arrisquem a criar seus próprios programas de ações afirmativas.

Mais informações pelo fone (61) 426-9845 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO