????????️ No Brasil enquanto muitas famílias não possuem sequer acesso à água ou ao saneamento básico, os super ricos possuem muito além do que precisam. É justo que enquanto pessoas lutam para ter o que comer, algumas esbanjem riqueza?  É justo que quem ganha + pague menos? E quem ganhe menos é pra pagar mais?

????????‍????‍???????????? Nós, mulheres, somos 52% da população e seguimos exploradas e sobrecarregadas, sem remuneração pelo trabalho de cuidados, vivenciando violências e sentindo na pele os impactos pela destruição das políticas públicas na área da assistência social, saúde, geração de emprego e proteção aos direitos trabalhistas.

???????????? O Brasil corre o risco de voltar ao mapa da fome mundial, que identifica nações com mais de 5% da população em pobreza extrema. Enquanto isso, os super ricos acumulam às custas do trabalho da população, que segue pagando vários impostos e tendo pouco retorno do Estado. Considerando que pagamos impostos indiretos (sobre produtos e serviços já embutidos nos preços) a própria arrecadação de impostos é injusta, pois pessoas com diferentes poderes aquisitivos pagam o mesmo imposto sobre o kg do arroz, do feijão, e demais produtos, por exemplo. Mas quem acumula riqueza não é taxado!!!  

???????????? Alguns países já taxam grandes fortunas. Aqui no Brasil isso não acontece e as saídas que são colocadas prejudicam ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras como o congelamento dos salários de servidoras e servidores públicos, por exemplo.

???????????????? Defendemos que o Estado taxe as grandes fortunas e esse recurso seja revertido para as políticas públicas de proteção social, uma vez que 68% das famílias abaixo da linha da pobreza no país são chefiadas por mulheres negras e privadas de direitos básicos.

???????????? Taxar fortunas dos 3% mais ricos pode salvar 97% do povo brasileiro. Queremos renda básica para todes e taxação das fortunas de poucos para benefício de muitos! #PorJustiçaTributária

#TaxarFortunas

ASSINE AQUI O ABAIXO-ASSINADO: https://bit.ly/2WS2ML7

Articulação de Mulheres Brasileiras, 14 de maio 2020

1 fortunas

2 fortunas

3 fortunas

4 fortunas

5 fortunas

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO