O Seminário Nacional Mulheres na Política – Mulheres no Poder acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 16 a 18 de maio, e pretende ser mais um espaço para a reflexão e atuação no sentido da construção de relações de igualdade entre mulheres e homens.

Os objetivos do Seminário são: avaliar as primeiras experiências com as políticas de cotas, no contexto das ações afirmativas; socializar as informações e reflexões referentes à área de mulher e poder e difundir as experiências das mulheres em posição de poder; sensibilizar e articular as mulheres para a participação política; subsidiar as parlamentares para a realização de eventos regionais de apoio e estímulo a candidaturas de mulheres; e definir estratégias para ampliar a presença das mulheres em posições de poder.

O Seminário pretende reunir parlamentares, prefeitas, pesquisadoras, mulheres candidatas às próximas eleições municipais, representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Mulher, integrantes de núcleos e grupos de mulheres de Partidos Políticos e Sindicatos, participantes de organizações do movimento de mulheres e feministas.

Promovido e organizado pelo CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Bancada Feminina do Congresso Nacional, CNDM – Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, UNALE – União Nacional dos Legislativos Estaduais, IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal e AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, o Seminário conta também com o apoio do PROLID – Programa de Apoio a Liderança e Representação da Mulher, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; do UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher; e da Revista de Estudos Feministas.

A abertura será no dia 16 de maio (terça-feira) às 18 horas, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, com a realização de um Ato Político e Cultural, com a manifestação dos partidos políticos sobre as políticas de cotas e o lançamento, entre outras, de publicação do CFEMEA com um balanço da política de cotas e da Cartilha Vereadora 2000 – Agora são outros 500, da Deputada Iara Bernardi.

O Seminário propriamente dito acontecerá no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.

No dia 17 de maio (quarta-feira), estão previstas avaliações das experiências eleitorais de 1996 e de 1998. O dia 18 (quinta-feira) será dedicado ao debate sobre experiências que estimulam e apóiam o aumento da presença das mulheres em posições de poder e à definição de estratégias para o empoderamento das mulheres na política nas eleições de 2000 e 2002.

Este Seminário integra o projeto Mapa das Mulheres na Política – Parlamentares Federais e Estaduais, desenvolvido pelo CFEMEA com o apoio do Programa de Liderança da Mulher – PROLID, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O referido Programa se dedica a incrementar a participação cidadã das mulheres e seu acesso a postos de liderança na vida pública e civil na América Latina e no Caribe.

A inscrição e a participação no Seminário é gratuita e pode ser encaminhada antecipadamente ao CFEMEA, no endereço: SCN, Quadra 06, Bloco A, Sala 602, Edifício Venâncio 3000. 70716-000 – Brasília – DF, pelo fax (61) 328-2336 ou no site do CFEMEA.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO