Como informou a última edição do FÊMEA, realizou-se em outubro, no Uruguai, o Seminário Regional 5 Anos após Beijing - Agenda das Mulheres para o Novo Milênio. A seguir, apresentamos as conclusões deste Seminário sobre as áreas e temas críticos para o movimento de mulheres, que devem ser instalados na agenda regional, visando o fortalecimento da democracia, bem como a justiça econômica e de gênero.

No evento, estiveram reunidas articulações de mulheres da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

  • Intervir nos debates da agenda democrática de nossos países: descentralização, reforma do estado, justiça econômica, transparência nas instituições e no sistema jurídico.
  • Abrir espaço para que se discuta a violência urbana sobre uma perspectiva de segurança cidadã, confrontando visões conservadoras e policialescas sobre esta questão.
  • Buscar incorporar à discussão do movimento de mulheres os efeitos dos acordos multilaterais de crédito e sua incidência nas condições de vida das nossas sociedades.
  • Transcender a estrutura guetizada da problemática das mulheres visando dar enfoque transversal às mudanças das relações de gênero.
  • Considerar diferentes cenários adotando diferentes estratégias de negociação com os estados, pensando-se a denúncia, a pressão e a negociação como ações complementares de empoderamento.
  • Destacar temas prioritários pendentes da Plataforma de Ação Mundial aprovada em Beijing´95, reinsta-lando-os no debate, haja vista que esta Plataforma continua sendo um importante eixo de trabalho.
   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO