A Bancada Feminina organizou, com o apoio do CFEMEA e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, uma audiência pública para discutir os principais aspectos relacionados ao tema da violência contra as mulheres. A audiência, embora realizada no dia 24 de novembro, serviu para marcar o Dia Internacional pela Não-Violência contra a Mulher (25 de novembro). Foram convidadas para o evento, a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Solange Bentes, a representante do UNIFEM, Junia Puglia, a professora do departamento de antropologia da UnB e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM), professora Mireya Suárez e a procuradora federal que já integrou uma das comissões de revisão do Código Penal, Dra. Ela Wiecko de Castilho.

Com essa composição, o debate foi marcado por diferentes enfoques, passando pela discussão dos instrumentos jurídicos e legais de combate à violência, o diagnóstico da situação da violência contra mulheres no Brasil e no Distrito Federal, as visões da população em geral sobre o assunto e a mentalidade dos policiais, as possibilidades de avanço na prevenção e no tratamento dos agravos desse tipo de violência, entre outros temas.

Outra iniciativa que marcou o dia no Congresso foi a distribuição de um número especial do Informativo da Bancada Feminina destacando a data e trazendo uma série de recomendações, baseadas no dossiê da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos (RedeSaúde). O Informativo da Bancada está também disponível na internet, no site da deputada Iara Bernardi (PT-SP). O endereço é: www.iarabernardi.org.br.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO