E chegamos ao fim de 1999 apostando sempre que o próximo ano será melhor, principalmente porque é ano de eleição e queremos aumentar o número de mulheres vereadoras e prefeitas nas cidades e municípios.

É cada vez maior o número de cursos de formação política para mulheres que estão sendo oferecidos em diferentes regiões do país. Nesta edição mostramos a experiência de Santa Catarina.

No Congresso Nacional tivemos vitórias em 1999. Dois projetos de duas parlamentares se transformaram em lei. Um da deputada Rita Camata (PMDB-ES) que aponta punições contra a discriminação da mulher no mercado de trabalho. O outro projeto é o da deputada Maria Elvira (PMDB-MG) que dá às mulheres vítimas de câncer de mama o direito de fazer cirurgia plástica para reconstituir o seio gratuitamente pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Na próxima edição do Fêmea, faremos um balanço dos projetos de lei de 1999 que estão tramitando no Congresso.

Aproveitamos, também, neste Fêmea, para falar sobre Mulher e AIDS sob um novo ângulo: o direito das mulheres grávidas soropositivas terem assistência médica e o direito à maternidade daquelas que querem ter filhos. Um tema pouco abordado e que hoje gera novas discussões. O objetivo maior é afastar o preconceito contra as portadoras do HIV. Divulgamos também nesta edição informações sobre o VIII Encontro Feminista da América Latina e Caribe que aconteceu na República Dominicana com a participação de cerca de mil mulheres de vários países. E também aproveitamos para falar de homens que começam a se organizar em ONGs para discutir sobre suas dificuldades, desejos e esperanças. Ficamos por aqui. Estaremos de recesso de 20/12 a 3/1/2000. E para todas nós muita esperança, fé e amor no ano 2000.

"As almas, como os corpos, também podem morrer de fome. Queremos pão, mas também queremos rosas".

Tecelãs de Massachusetts.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO