Levar aos locais de trabalho basicamente feminino informações sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis - DSTs - e com isso, sensibilizar as mulheres para a multiplicação destas informações. Este é o objetivo do projeto de Boca em Boca da Casa da Mulher Trabalhadora - Camtra , lançado no Saara, maior shopping a céu aberto da América Latina, no centro do Rio de Janeiro. O local foi escolhido pela grande concentração de mulheres na idade de 16 a 25 anos, faixa etária em que acontecem 40% das novas infecções do vírus HIV/AIDS.

Um grupo de voluntárias se divide e entrega os kits Boca de loja em loja, com folhetos explicativos sobre DST/AIDS e camisinhas. Somente na primeira ação, de 78 lojas visitadas, cerca de 600 mulheres trabalhadoras foram beneficiadas e, ao final serão 6 mil. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Desenvolvimento e Apoio a Programas de Saúde - Cedaps e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE/SAAP e tem como colaboradores a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Centro de Projetos da Mulher - Cemina e a Sociedade de Amigos de Vila Kennedy. O apoio é do The Global Fund for Women.

A Casa da Mulher Trabalhadora - CAMTRA é uma organização não - governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de informação, formação e pesquisa nas áreas de educação, saúde e direitos humanos. Em dois anos de existência várias atividades como palestras, seminários, encontros, cursos de formação e oficinas foram desenvolvidas para trabalhadoras de baixa renda. O "Projeto Não Basta Ser Mulher. Tem que Participar", por exemplo, voltado para sindicalistas, levou informações sobre AIDS, segurança no trabalho e participação política das lideranças femininas dentro de suas organizações para rodoviárias, gráficas, vendedoras e professoras.

Todos os projetos da Camtra abrem um canal de comunicação com as entidades de apoio à mulher. O projeto Disque Mulher Trabalhadora disponibiliza um banco de dados com telefones e endereços destas instituições. As mulheres que se aproximam da Camtra pelos seminários e eventos organizados podem contar com um serviço de apoio à dúvidas sobre direitos, saúde e educação. A instituição, na realidade é apenas o órgão que encaminha aos setores competentes as dúvidas e necessidades das mulheres de dupla jornada.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO