Globalização e Trabalho

O dossiê "Globalização e Trabalho: Perspectivas de Gênero" é a nova publicação do CFEMEA, com apoio do FIG - CIDA (Fundo para Igualdade de Gênero/Agência Canadense para o Desenvolvimento). O estudo contextualiza a globalização, enfatizando as transformações ocorridas no trabalho e os impactos desse processo. Reflete sobre as desigualdades nacionais e internacionais, particularmente no que tange à questão da desindustrialização e aos impactos deste fenômeno sobre os empregos, setor formal e informal, e o desemprego. A autora, Christiane Girard, é professora doutora do departamento de sociologia da UnB e pesquisadora da área de sociologia do trabalho. Informações pelo telefone (61)328-1664, ou www.cfemea.org.br.

Novo Congresso

O DIAP- Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- lançou a publicação "Radiografia do Novo Congresso - Legislatura 2003-2007", que integra a série Estudos Políticos. O livro contém um mapa do Poder Legislativo, com análise do processo eleitoral, perfil socioeconômico da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e a situação d@s parlamentares em seus respectivos estados. Além de informações sobre os índices de renovação, composição partidária e a agenda prioritária do novo governo que depende do Congresso Nacional. Informações pelo telefone (61)225-9704, fax (61)225-9150, ou www.diap.org.br.

Espaço Feminino

O nono volume do Caderno Espaço Feminino, revista do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher da pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, contém reflexões sobre a elaboração das identidades. Os artigos do volume são: Feminismos e Práticas Sexuais: quais os desafios?; Os Caminhos da Homossexualidade: inserção ou exclusão?; O tom do "Bom-tom": os manuais de civilidade e a construção das diferenças; Comparando escritos: Júlia Lopes de Almeida e Carmem Dolores; O Oco do Ventre: a Representação da Maternidade nas Artes Plásticas em Uberlândia 1980-99; e Masculinidades entre os Catadores de Perdas Preciosas. Informações pelo telefone (34)3236-6071 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Trabalho e Políticas Públicas

Os textos da publicação "Mulher, trabalho e Políticas Públicas Locais", da Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo, são resultado do Encontro Latino-Americano realizado em abril de 2002. As discussões do Encontro foram pautadas em três eixos centrais: as condições de trabalho, emprego e renda das mulheres no contexto latino-americano; as políticas sociais e articulação com políticas econômicas; e a cidade como possibilidade de construção da cidadania das mulheres. Informações pelo telefone (11)3315-9077 ramal 2290, fax (11) 3326-3765, e www.prefeitura.sp.gov.br/coordenadoriadamulher.

Mulheres nas artes visuais

A publicação "Espejos que dejan ver. Mujeres en las artes visuales latinoamericanas", da Isis Internacional, surgiu da constatação da ausência escandalosa das mulheres artistas nos livros sobre arte latino-americana. O trabalho de pesquisa reúne mais de 21 artistas, suas obras e comentários. O objetivo da publicação é provocar um outro olhar, outras luzes, outras imagens, outras propostas, para além da visibilidade do trabalho dessas artistas. Informações na página www.isis.cl.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista no Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
   
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO