Elizabeth Saar
Assessora Parlamentar do CFEMEA e participante do Programa Mulher na Liderança Política

O crescimento da participação feminina em todas as áreas de atuação sócio-econômico-política e cultural, bem como em todos os níveis de decisão, vem tornando visível, cada vez mais, a necessidade de uma abordagem de gênero para o desenho e a implementação de qualquer política pública que venha ao encontro de condições de vida justa, digna e igualitária para todas as mulheres e homens. Esses fatos são irrefutáveis no cenário mundial, a despeito do muito que ainda se tem que caminhar para se vivenciar a plenitude do exercício dos direitos humanos universais.

Com a finalidade de fazer avançar ainda mais esse crescimento no cenário político mundial, a Liga de Mulheres Eleitoras (League of Women Voters) - organização americana que luta pela maior participação política das mulheres em todos os níveis de decisão - iniciou um programa de intercâmbio com organizações governamentais e não governamentais brasileiras que trabalham pelo empoderamento das mulheres. Este programa recebeu o nome de “Mulheres na Liderança Política” e, no Brasil, contou com a participação do CFEMEA, Fundação Cultural Palmares, Fórum de Mulheres do Distrito Federal, Movimento Rios Vivos (MS), Espaço Mulher (PR), Coordenação dos Direitos das Mulheres da Prefeitura de Santo André (SP) e Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras (RS).

No período de 23 de setembro a 6 de outubro deste ano, sete mulheres dessas organizações viajaram aos Estados Unidos para conhecer o trabalho que as mulheres americanas realizam no nível nacional e local. Nesta oportunidade as participantes do intercâmbio conheceram como está organizado o trabalho da Liga nas diversas áreas, como advocacy, direitos humanos, educação de eleitores, formação de redes de trabalho, arrecadação de fundos, planejamento estratégico, relação com a mídia, entre outras.

Como resultado desta primeira etapa foram realizados três seminários, em 30 de novembro (Curitiba), 6 de dezembro (Brasília) e 8 de dezembro (Porto Alegre), cujos objetivos principais foram: socializar as informações dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa e aprofundar as reflexões sobre a participação das mulheres na política; estimular a participação política das mulheres brasileiras e promover a inclusão das propostas do Plano de Ação da III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata nas ações políticas das mulheres e a articulação política entre os diversos segmentos de mulheres no Brasil.

Embora tenham tido o mesmo título - Diálogo Internacional: a participação política das mulheres e os mesmos temas de discussão - as diferentes histórias de organização política das mulheres e desdobramentos da Conferência de Durban - cada seminário contou com diferentes palestrantes e refletiu a realidade da região em que foram realizados.

Os três seminários tiveram a participação da Presidenta da Liga, Sra. Carolyn Jefferson-Jenkins, da Vice-Diretora Executiva e Diretora de Programas Internacionais, Sra. Zaida Arguedas, da representante do Conselho Diretor da Liga de Minnesota, Sra. Nadia Smith, bem como de representantes de diferentes instituições brasileiras empenhadas na promoção da organização política de mulheres. Lideranças comunitárias, vereador@s, deputad@s estaduais e federais, representações de mulheres de diferentes partidos políticos e representantes da Bancada Feminina no Congresso Nacional também estiveram presentes e participaram de forma ativa para a construção desse diálogo internacional, cada vez mais importante e necessário para a efetivação de um mundo diferente, justo e igual, para homens e mulheres.

A próxima etapa do Programa é o acompanhamento, pela Liga e pelas instituições que estão participando do Programa, das eleições brasileiras de 2002.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO