Diferentes segmentos da sociedade civil organizada estão convergindo em torno de uma agenda política de combate ao racismo. A segunda reunião para o Diálogo sobre a Conferência Mundial contra o Racismo é uma expressão disto.

Realizada nos dias 29 e 30, no Rio de Janeiro, o objetivo principal desta rodada foi pensar os desafios pós-Durban e também pós-11 de setembro. Nesse contexto, propor estratégias futuras e ações articuladas.

A idéia final foi promover contraposições para a superação da desigualdade racial. Foram definidas ações que ficaram a cargo de diferentes grupos de trabalho, compostos por organizações que participam deste Diálogo.

A realização de um Seminário Internacional sobre os desdobramentos da Conferência Mundial contra o Racismo, no 2º Fórum Social Mundial é uma atividade concreta que já está se realizando. Também foi constituído um grupo de trabalho para definir uma campanha de visibilização e problematização da questão racial, no âmbito das eleições de 2002.

A análise dos gastos públicos desde uma perspectiva racial e a sensibilização da cooperação internacional para o problema do racismo; e ainda a defesa das ações afirmativas para a população afrodescendente, bem como a discussão e agilização de projetos de lei neste sentido no Congresso Nacional foram outras questões para as quais constituíram-se grupos de trabalho.

No ano que vem, será realizada uma nova edição deste Diálogo. Além da Articulação de Mulheres Brasileiras e do Observatório da Cidadania, que promoveram as duas primeiras rodadas, já se prontificaram a participar deste esforço a Articulação de Organizações de Mulheres Negras e o CESEC/Cândido Mendes.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO