Seminário discutiu a violência e assédio sexual sofrido pelas jovens trabalhadoras domésticas

É um problema que acontece dentro de casa e a gente não vê, ou finge que não vê”. A fala da assessora parlamentar do CFEMEA, Dyana Dias de Azevedo, resume o espírito do Seminário “A Invisibilidade da Violência e do Assédio Sexual a Adolescentes no Trabalho Doméstico”, do qual participou. O Seminário aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em Salvador, e integra o Projeto Ampliando Direitos e Horizontes do CEAFRO (Centro de Estudos Afro-Orientais) da Universidade Federal da Bahia.

O representante do CFEMEA deu uma palestra sobre sua experiência em advocacy junto ao Congresso Nacional no tema de Violência e Assédio Sexual. Outros temas do Seminário foram: raça, gênero e trabalho doméstico; elementos que naturalizam o assédio no Trabalho Doméstico; e a atual legislação de combate ao assédio sexual. Participaram do Seminário organizações de defesa da criança e adolescente, movimento negro e sindicato dos trabalhadores domésticos, entre outros.

No Brasil, cinco milhões de pessoas sobrevivem do trabalho doméstico. Essas pessoas são, na grande maioria mulheres e negras, muitas delas crianças e adolescentes, submetidas a diversos tipos de discriminação. O Projeto Ampliando Direitos e Horizontes tem como objetivo prevenir e erradicar o trabalho infantil doméstico e garantir os direitos das adolescentes. Já atendeu 200 adolescentes trabalhadoras domésticas com idade entre 16 e 18 anos que receberam formação educacional, profissional e de cidadania.

As jovens participantes do Projeto elaboraram a Cartilha: Um guia para a garantia de direito da adolescente, trabalhadora doméstica, mulher negra.

Mais informações pelo fone (71) 321-2580, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO