A Mulher do Ano, vencedora da 6ª edição do prêmio Cláudia, é Edneusa Pereira Ricardo, prefeita de São José da Tapera, no Sertão Alagoano. Quando Edneusa assumiu a prefeitura, em 1996, a cidade de São José da Tapera era considerada pela ONU como o município mais pobre do Brasil. Nesses cinco anos, ela aumentou o número de escolas, inaugurou um hospital, diminuiu a taxa de mortalidade infantil e instalou na comunidade vários projetos. Em 2000, Edneusa foi reeleita com 72,33% dos votos.

As outras quatro vencedoras do Prêmio Cláudia foram: a bailarina Rosangela Bernabé, que dá aula de danças para crianças e jovens em cadeiras de roda, em Niterói (RJ); a cientista Mayana Zatz, pioneira no país no estudo de doenças neuromusculares e fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular, em São Paulo; a educadora Vera Lazzarotto, que se mudou para uma palafita, em Novos Alagados, região carente de Salvador, e alfabetizou mais de 8000 crianças; e Fernanda Giannasi, que luta pelo banimento do amianto, fibra cancerígena utilizada na fabricação de telahs e caixas d’água, entre outros produtos.

Indicações de mulheres para concorrer ao Prêmio Claudia 2002 podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO