O CFEMEA está lançando a “Campanha pela Cidadania PositHIVa”. O conjunto de spots radiofônicos pretende chamar a atenção da sociedade para as necessidades das mulheres brasileiras no campo da saúde e dos direitos reprodutivos, além de contribuir com a luta das cidadãs HIV/Aids.

A Campanha é parte do projeto “Intervindo no Legislativo - Mulheres e Aids”, que o CFEMEA está desenvolvendo em parceria com a Coordenação Nacional de DST/Aids - Secretaria de Políticas de Saúde, do Ministério da Saúde. São 1.500 CDs distribuídos para a Rede de Mulheres no Rádio, Movimento Radialistas contra a Aids e grupos do movimento feminista e de mulheres.

No Brasil, os últimos dados sobre a Aids mostram que a epidemia vem aumentando entre as mulheres e nos municípios do interior com população menor ou igual a 50 mil habitantes. A faixa etária mais atingida é o auge da fase reprodutiva, dos 20 aos 39 anos de idade.

Os dez anos de feminização da epidemia fez crescer a discussão dos aspectos específicos da relação mulher e Aids. Estão tramitando, hoje, no Congresso Nacional, cerca de 60 proposições legislativas relativas à doença. Algumas procuram estender e assegurar a cidadania a pessoas portadoras do vírus HIV ou com Aids, propondo acesso a medicamentos, a educação e a direitos básicos. Outras discriminam essas pessoas, sugerindo o isolamento das mesmas, em escolas ou instituições prisionais. O projeto “Intervindo no Legislativo - Mulheres e Aids” tem como eixo o acompanhamento de algumas dessas proposições legislativas que incorporam a temática de gênero e se propõem a interferir no crescimento do HIV/Aids entre as mulheres. A sensibilização d@s parlamentares e organizações de mulheres, para a elaboração de políticas públicas que transformem a atual situação, também é ponto forte do projeto.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO