A violência contra as mulheres também foi tema de um discurso do deputado João Grandão (PT/MS), no plenário da Câmara, no último dia 27 de outubro. O deputado destacou a importância de um programa que vem sendo implementado em seu estado para prevenir e punir a violência contra mulheres. Elaborado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do governo do Mato Grosso do Sul, o "Programa de Combate à Violência Contra a Mulher" propõe ações concretas tanto em termos preventivos, visando à mudança de valores culturais e de comportamento, quanto em termos de combate imediato, por meio das Delegacias Especializadas e Centros de Atendimento à Mulher.

Com relação à prevenção, o deputado destacou uma estratégia de comunicação que envolve a produção de material educativo, gráfico ou televisivo, que codifique procedimentos capazes de incentivar a visão igualitária dos sexos e de eliminar as imagens distorcidas, negativas e estereotipadas que se acumularam em torno da mulher; a disseminação de mensagens contra a violência, veiculadas em contas de água, luz e telefone, por exemplo, e a promoção de convênios com universidades , visando inserir nas atividades acadêmicas questões relativas à análise dos gêneros. Também destacou ações ligadas a educação, como a capacitação de especialistas e pedagogos para atuação em toda a rede pública estadual e ainda organização de atividades culturais.

O programa prevê também ações punitivas aos agressores e de atendimento integral às mulheres, como a reabilitação das Delegacias da Mulher.

Segundo o deputado, "buscando reverter as visões estereotipadas, que se perpetuam nas relações familiares, sociais e profissionais, o Programa contribuirá de forma decisiva para a inclusão da mulher na vida política e econômica do estado, garantindo-lhe a cidadania e o exercício pleno e integral de seus direitos individuais".

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO