O que é o aborto? Interrupção Legal da Gravidez e Normas Técnicas do Ministério da Saúde
Fonte: IPAS Brasil
Realidade do aborto inseguro em 5 estados do Brasil
Estudos feitos por organizações feministas sobre a realidade do aborto inseguro nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Revelam os impactos da ilegalidade do abortamento na saúde das mulheres e nos serviços de saúde.
Aborto no Brasil: uma pesquisa domiciliar com técnica de urna |PNA-Pesquisa Nacional de Aborto 2010. Artigo de autoria de Débora Diniz e Marcelo Medeiros, publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva, editada pela ABRASCO
Pesquisa da UnB revela que ao completar 40 anos uma em cada cinco Brasileiras adultas já terá feito aborto – PRESS RELEASE por Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (SER/UnB) e Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.
20 anos de pesquisas sobre aborto no Brasil / Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
História da Maria do Céu na Terra – CFEMEA, 2009
História da Maria do Céu na terra é uma publicação pequena e leve composta por duas partes: A “História da Maria do Céu na terra” é narrada por meio de um conto que retrata visão de diferentes mulheres sobre a descriminação do aborto. Maria do Céu e as amigas falam sobre os problemas e expõem a conseqüente cumplicidade entre as mulheres que esse tabu cria.
“Tudo bem conversarmos sobre aborto” apresenta a segunda parte que é composta por informações úteis sobre o tema, na secção intitulada “ Você sabia que?”
Brasil e Vaticano: o [des]acordo republicano – CFEMEA, 2009
Advogados, juristas, profissionais da área de saúde e representantes de movimentos sociais de todo o país estão preocupados com o encaminhamento silencioso dado pelo Governo Federal em relação ao Acordo Brasil Vaticano, assinado em novembro de 2008. Apesar de não ter sido discutido amplamente com a sociedade, o documento já está tramitando na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Em seguida será apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e ao Plenário da Casa. O conteúdo do documento trata basicamente dos interesses econômicos e outros privilégios da Igreja Católica no Brasil. Nesse sentido, os artigos publicados a seguir pretendem contribuir para suscitar debates e reflexões na sociedade e no Parlamento.
Como parlamentares pensam os direitos das mulheres? – Pesquisa na Legislatura 2007- 2010 do Congresso Nacional/ orgs. Eneida Vinhaes Dultra e Soraya Fleischer. Brasília: CFEMEA, 2009
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA apresenta o que é a quinta pesquisa de opinião realizada em duas décadas de vida. A cada nova Legislatura Federal, o Centro Feminista busca conhecer e divulgar as opiniões dos parlamentares sobre os projetos de lei mais diretamente voltados à afirmação/negação dos direitos das mulheres. A escolha de realizar sistematicamente estas pesquisas de opinião decorre do entendimento de que elas constituem um recurso especial de registro do cenário e da correlação de forças no Congresso Nacional quanto às opiniões sobre determinadas proposições legislativas em tramitação nas Casas Legislativas. Este conhecimento é fundamental como subsídio para o planejamento e a realização de estratégias de intervenção política do Centro Feminista no Legislativo Federal, espaço privilegiado de sua ação política institucional. Assim, a identificação de questões problemáticas, em suas diversas graduações, passa a constituir uma referência para as ações, como a de aprofundar a discussão e a argumentação sobre determinadas temáticas e a de ampliar e fortalecer as alianças em defesa da igualdade de gênero e da cidadania das mulheres
Saúde Reprodutiva das Mulheres: Direitos, Desafios e Políticas Públicas– CFEMEA, 2009
A publicação Saúde Reprodutiva das Mulheres – direitos, desafios e políticas públicas tem o objetivo geral duplo. Por um lado, se pretende sistematizar a produção do CFEMEA bem como de suas aliadas feministas nestas últimas duas décadas de muito trabalho e militância. Este acúmulo se expressa na definição das agendas prioritárias para melhorar a vida das mulheres; no desenvolvimento de metodologias apropriadas para vocalizar estas agendas para um público maior e, ao mesmo tempo, colocar estas agendas em prática; negociação de estratégias de enfrentamento das questões e posicionamentos pouco afeitos à realidade e às demandas especificamente femininas. Por outro lado, além de dar visibilidade ao que já foi feito, essa coleção de livros tem a ousadia de também avaliar esse passado na constante busca por falhas ou lacunas que possam ser retrabalhadas. Rever o que foi feito e retraçar os próximos passos para o futuro.
Casos:
Caso da menina de nove anos estuprada reabre debate feminista sobre o impacto da ilegalidade do aborto no país
Vídeo “Direito & Saúde: o caso de Alagoinha”
Movimento faz denúncia formal ao Senado sobre caso em Campo Grande
Entrevista com Alexandra Lopes sobre o caso do MS – Campo Grande
Mais uma morte evitável de gestante no Brasil




