CAMPANHA “QUANTO VALE SEU VOTO?” - 2012

Em 2012 o CFEMEA, juntamente com outras organizações feministas, lançou a campanha “Quanto vale seu voto?”, destacando a carência de candidatas e candidatos comprometidos com a defesa dos direitos das mulheres e de toda a população. O objetivo da campanha foi estimular um debate sobre direitos humanos nas eleições 2012.

Foram produzidos vídeos e spots de rádio - distribuídos para emissoras comunitárias, públicas e comerciais de todo o país. Entre as temáticas estavam racismo, homofobia, violência contra a mulher, acesso livre à informação pública, democratização da comunicação, educação livre de preconceitos e direitos básicos, como transporte público de qualidade, moradia, saúde integral e dignidade no trabalho.

A campanha enfatizou que, mesmo o voto não sendo suficiente para transformar a sociedade, era necessário apostar em candidaturas comprometidas com a reforma do sistema político, com a participação popular e a consolidação do Estado laico para transformar os mandatos em compromisso com a justiça social.

As peças da campanha usaram uma linguagem didática, mas irreverente, apresentando situações de opressão e soluções para problemas enfrentados na sociedade. Colaboraram com a campanha cartunistas como André Dahmer, Carlos Latuff, João Lin e Morgana Mastrianni.

Em seu site a campanha disponibilizou dicas e dados sobre as eleições. Todos os materiais da campanha puderam ser livremente baixados, reproduzidos e disseminados sob a licença Creative Commons. Veja os materiais e vídeos aqui.