LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO “TRILHAS FEMINISTAS NA GESTÃO PÚBLICA” - 2010

As Trilhas Feministas foram publicadas pelo CFEMEA na perspectiva de que os movimentos de mulheres são sujeitos políticos com autoridade para a interlocução com o Estado. Com linguagem pedagógica feminista, o livro tem o objetivo de contribuir com gestores públicos, participantes de movimentos sociais, conselheiros de direitos e operadores do legislativo – homens e mulheres - para o planejamento e a implementação de planos de políticas municipais ou estaduais para as mulheres.

O texto detalha os passos necessários para acessar recursos e transformar intenções em ações concretas. As Trilhas propõem discussões a respeito das estratégias para atuação nos espaços de poder, a respeito da história das mulheres - no entendimento de que é preciso conhecer para mudar - e faz um detalhamento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado em 2008.

“As trilhas começam mostrando como se construiu a desigualdade entre homens e mulheres e como a política é um instrumento para mudar isso”.

Visando um aumento da capacidade de gestores de intervir na elaboração dos orçamentos e assegurar os recursos necessários para a execução das políticas para as mulheres nos seus municípios e estados, as Trilhas são um guia de apoio à reflexão individual e coletiva, um instrumento para aprender e produzir novos conhecimentos sobre a gestão pública. O Prefácio explica o sentido desta publicação:

“As políticas públicas são uma importante conquista da sociedade. É por meio delas que o Estado se organiza para responder as demandas apresentadas pelos grupos sociais. Sabemos, porém, que tais políticas – desde a elaboração até a execução – não são neutras, expressam as correlações de força estabelecidas na arena política. Assim, por si só, as políticas públicas podem não efetivar direitos”.

Link: http://www.cfemea.org.br/images/stories/pdf/trilhasfeministanagestaopublica.pdf