1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - 2008

Realizada em Brasília, em 2008, foi organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, em parceria com vários ministérios - Cidades, Relações Exteriores, Saúde, Justiça, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Previdência Social, Educação, Esportes, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente – e com as secretarias de Promoção da Igualdade Racial, e de Política para Mulheres, além do Movimento GLBTT.

O tema foi “Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais” e a conferência reuniu 569 delegados/as, entre os da sociedade civil e governamentais, eleitos/as em conferências estaduais que ocorreram em todas as unidades da federação. Após uma avaliação do contexto conferencistas debateram, em grupos, sobre os seguintes eixos temáticos: Direitos Humanos, Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública, Cultura, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Turismo, Cidades e Comunicação. Na plenária foram aprovadas 559 deliberações, como base para o futuro Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBTTs.

Considerada um marco histórico na luta por um Brasil sem preconceito ou segregação, esta conferência reforçou o consenso em torno da mobilização social pela consolidação de políticas públicas como determinantes para a construção de uma sociedade plenamente democrática, justa, libertária e inclusiva. E apontou para a urgência na luta pela erradicação da homofobia, da transfobia, da lesbofobia, do machismo e do racismo cotidianos.