PLATAFORMA POLÍTICA FEMINISTA - 2002

A Plataforma Política Feminista (PPF) foi um documento coletivo, produzido por dez organizações do movimento de mulheres brasileiro que estavam na Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras (CNMB), realizada em junho 06 e 07 de junho de 2002. Nesta conferência, o documento - que vinha sendo preparado há mais de um ano - foi debatido, reformulado e aprovado pelas duas mil participantes que representavam todas as unidades da federação e que chegaram a Brasília depois de participar das conferências preparatórias em seus estados.

As reuniões preparatórias envolveram cerca de 5200 mulheres, em espaços onde a PPF foi sendo amadurecida e reformulada. O documento avalia o contexto político brasileiro a partir da perspectiva feminista, reafirmando a autonomia de pensamento, o projeto e a ação do movimento, reconhecendo sua pluralidade e valorizando os consensos na luta por igualdade, redistribuição de riquezas e justiça social. Foi elaborado no momento histórico da campanha presidencial, com acirrado debate político, que precedeu a eleição do primeiro governo democrático e popular no país.

Em cinco capítulos, o documento trata da democracia política, do estado democrático de justiça social, da inserção do Brasil no cenário internacional, da democratização da vida social, e da liberdade sexual e reprodutiva.

A Comissão Organizadora Nacional da CNPM e de redação da PPF foi composta pela Articulação de Mulheres Brasileiras, Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Articulação de Organizações Mulheres Negras Brasileiras, Comissão Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Rede de Mulheres no Rádio, Rede Nacional de Parteiras Tradicionais, Secretaria de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro, Secretaria de Assuntos da Mulher Trabalhadora da CONTEE e União Brasileira de Mulheres.

Consulte a Plataforma:
http://www.cfemea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1567:plataforma-politica-feminista&catid=212:artigos-e-textos&Itemid=146