1° ENCONTRO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DA MULHER TRABALHADORA RURAL - 1996

Com o lema “Juntas lutemos e transformemos para cultivar a dignidade de nossas vidas”, este Encontro foi realizado entre os dias 14 e 19 de setembro de 1996, em Fortaleza (CE). Congregou 237 delegadas de 21 países latino-americanos, representando as diversas organizações de mulheres do campo. Foi uma oportunidade única de intercâmbio sobre as diferentes realidades vividas por essas mulheres e identificação dos desafios a serem enfrentados no campo das políticas agrárias e da economia mundial.

Apoiado por organizações feministas - entre estas o SOS Corpo - foi inserida na pauta temática a autovalorização e o cuidado com o corpo, e a violência em seus diversos aspectos, inclusive no não cumprimento de direitos e leis. As trabalhadoras discutiram estratégias para a implementação da Plataforma de Pequim, nas questões do desenvolvimento, da economia e da ecologia, pautando o respeito pela terra e o uso de tecnologias. Debateram sobre semelhanças e diferenças culturais e étnicas, identidade e poder, autonomia e comunicação.

As representantes dos países latino-americanos e do Caribe firmaram acordo pela criação da Rede Latino-americana e do Caribe das Mulheres Trabalhadoras Rurais, com a consolidação nos países e incremento da coordenação regional. Aprovaram o apoio à ratificação do convênio 69 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e propostas pelo fim da violência praticada nas casas, nas famílias, na economia, no trabalho, nas instituições e na política, contra a omissão dos Estados no atendimento às necessidades básicas, em repúdio ao latifúndio e às leis extraterritoriais, e em defesa da liberdade para todos e todas.