Primeiro projeto financiado

A primeira doação da cooperação internacional recebida pelo CFEMEA foi para desenvolver o projeto “Direitos da Mulher na Lei e na Vida”. Isto aconteceu em 1992, e o projeto previa a institucionalização de um Comitê de Especialistas e a elaboração de um cadastro de organizações e militantes nos estados, que eram garantias de acuidade nas análises sobre os projetos de lei e de legitimidade para a ação direta no Congresso.

Para o Comitê de Especialistas foram convidadas feministas de diversas localidades e com diferentes trajetórias. Todas tinham se engajado no processo Constituinte e se entusiasmaram com a possibilidade de dar continuidade àquele trabalho. Aderiram juízas, advogadas, médicas, sociólogas, sindicalistas e feministas de todo o Brasil. Analisando os blocos de proposições legislativas de acordo com suas especialidades, as integrantes do Comitê formulavam pareceres e notas técnicas:

“Fizeram parte deste Comitê, por exemplo, Silvia Pimentel, Comba Marques Porto, Maria José Oliveira, Denise Dora, Schuma Schumaher, Jacqueline Pitanguy, Leila Linhares, Suely Carneiro, Nair Goulart... Ao compor, o Comitê houve uma tentativa de contemplar todas as regiões e estados”. (Guacira Cesar de Oliveira)

Os pareceres eram encaminhados aos contatos em todos os estados na expectativa de obter observações e apoio aos posicionamentos - contra ou a favor dos projetos de lei. Completado o diagnóstico ainda havia a tarefa de mobilizar a militância para influenciar o posicionamento de deputados das diferentes unidades da Federação. Era o corpo a corpo exercido pelas militantes em seus próprios estados.