PRIMEIROS DESAFIOS - 1990

Para os trabalhos iniciais de incidência no Congresso Nacional, o CFEMEA contava com parcos recursos. A marca predominante deste ciclo foi o trabalho militante, reforçado pela adesão de novas colaboradoras, todas elas mulheres engajadas no ativismo político ou do meio acadêmico:

“Eu trabalhava na Câmara, e integrava o Fórum de Mulheres do DF. A gente se conhecia das mobilizações da Constituinte, do movimento estudantil, do antigo Brasília Mulher - que não existia mais àquela época – do Comitê pela Anistia, ou do NEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UnB)”. (Guacira Cesar de Oliveira)

As conexões nacionais com organizações de mulheres eram feitas através de cartas expedidas pelos Correios, telegramas, telefonemas e faxes. Neste ponto, a ONG contou com a colaboração de congressistas parceiros. Computadores e internet ainda eram recursos remotos de que uma ou outra militante dispunha.

“A gente não tinha dinheiro para nada. Fazíamos vaquinha para poder realizar as ações e contávamos com a colaboração de parlamentares aliados, no Congresso, para poder postar as cartas ao movimento de mulheres, reproduzir materiais, telefonar, passar fax”. (Iáris Ramalho Cortês)

Mesmo com poucos recursos, a estratégia de atuação e de catalisação das demandas feministas nacionais era pioneira e foi introduzida com habilidade.

“Desde seu nascimento, a organização lidava com essa demanda enorme e conseguiu fazer esse trabalho de maneira muito cuidadosa na relação com o movimento e os diferentes segmentos que estavam se organizando mais estrategicamente. Isso deu ao CFEMEA uma legitimidade que ele mantem até hoje”. (Schuma Schumaher)

De acordo com os princípios feministas, a equipe do CFEMEA mantinha uma estrutura interna horizontal que estimulava a formação de novas lideranças. Para isto desenvolveu metodologias de compartilhamento sistemático de experiências e opiniões, e práticas coletivas de resolução de problemas, num exercício cotidiano para manter-se como ator político coletivo atuando sobre a realidade.