ENCONTROS FEMINISTAS LATINO-AMERICANOS E CARIBENHOS - 1985

O 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho aconteceu em 1981, em Bogotá, Colômbia. Estes eram encontros autônomos, autofinanciados e também contando com recursos da cooperação internacional. O objetivo era de agregação de militantes feministas latino-americanas e caribenhas dos mais varados segmentos, promovendo a troca de experiências a respeito das práticas desenvolvidas pelo feminismo, debates, identificação de consensos e desafios, planejamento de ações estratégicas e projetos para o futuro.

Em 1985 a cidade brasileira de Bertioga foi sede do 3º EFLAC, que aconteceu entre os dias 31 de julho e 04 de agosto. Participaram mais de 800 feministas da região. A Comissão Organizadora adotou uma metodologia de consulta e escolha democrática da pauta e da própria metodologia do encontro. Nesse processo participativo foram montadas inúmeras atividades simultâneas em diversos espaços de trabalho na sede praieira do SESC, onde ocorreu o encontro. Prevaleceram oficinas, manifestações culturais, debates temáticos, performances e comemorações, sem deixar de lado a realização de plenárias. Um tema que se tornou central na pauta foi o da diversidade entre as próprias feministas, além de outros como violência, comunicação e a arte, racismo, trabalho sexual, lesbianidade, relações de trabalho, aborto, autogestão e financiamento.

Bertioga foi um marco na discussão sobre as diversidades internas, e foi quando se utilizou, pela primeira vez, o conceito de “feminismos” para assinalar a inquietude entre as diversas posturas e reconhecer que há vários matizes no movimento. Esta questão suscitou acalorados debates, particularmente estimulados pelas militantes que criticaram a falta de centralidade, na agenda de discussões, das questões de raça e classe. Para essas militantes as mulheres negras e pobres não tiveram participação relevante na elaboração da agenda.

1981 - 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Bogotá, Colômbia
1983 - 2º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Bosque, Peru
1985 - 3º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Bertioga, Brasil
1987 - 4º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Taxco, México
1990 - 5º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - San Bernardo, Argentina
1993 - 6º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho Costa del Sol, El Salvador
1996 - 7º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Cartagena, Chile
1999 - 8º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Juan Dolio, República Dominicana
2002 - 9º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - Playa Tambor, Costa Rica
2005 – 10º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho - São Paulo, Brasil
2009 - 11º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho – Cidade do México - México
2011 – 12º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho – Bogotá, Colômbia
2014 - 13º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho – Lima, Peru