A Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul promoveu o evento "Deputada por Um Dia". Participaram 55 jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, provenientes de cinco escolas de diferentes municípios do Estado: Júlio de Castilhos, Novo Hamburgo, Lagoa dos Três Cantos, Vacaria e São Jerônimo. O evento, que integrou as programações do mês de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi uma proposta da deputada estadual Iara Wortman (PPS).

Dentre as escolas que se cadastraram para participar do projeto, cada instituição escolhida por sorteio se fez representar por 11 alunas selecionadas por professoras. As participantes contaram com a preparação anterior de funcionários da Escola do Legislativo, recebendo orientações sobre o processo legislativo e elaboração de projetos de lei.

Durante o evento, foi realizado um debate com a participação de Almira Rodrigues, integrante do Colegiado Diretor do CFEMEA, além da Sessão Plenária do Estudante, com a apresentação dos projetos pelas "lideranças partidárias", os quais foram discutidos pelas demais deputadas. Os "Partidos Políticos" - da Força da Mulher em Movimento - PFMM, de Valorização da Mulher - PVM, do Amor pela Vida - PAV, da União Feminista - PUF e Jenonimense - PJ - apresentaram projetos de lei sobre:

  • atendimento às mulheres nas delegacias de polícia;
  • diretrizes para o desenvol-vimento das relações iguais entre homens e mulheres no currículo escolar;
  • fornecimento de material didático e pedagógico relativo à Educação Sexual;
  • apoio à formação universitária de mulheres de baixa renda mediante parceria entre instituições de ensino superior e empresas; e
  • campanhas sobre sexualidade feminina na adolescência.

As alunas expressaram imensa satisfação e orgulho pela participação no evento, demonstrando compreensão e sintonia com a proposta. A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e a Escola do Legislativo estão de parabéns pela iniciativa que, além de promover a cidadania juvenil feminina, estimula a formulação de projetos de futuro, rumo à uma sociedade mais justa e humana.

 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO