Em tempos de eleição a população tem que pensar sério. As escolhas são decisivas para se ter uma vida com mais qualidade e plena para o exercício da cidadania. Saúde, educação, trabalho, fim da violência contra as mulheres, igualdade racial são assuntos que fazem o dia-a-dia de cada cidadã e cidadão. Por isso a política faz parte do cotidiano das pessoas. Todo mundo quer ter qualidade no atendimento à saúde quando se chega em um hospital público; escolas e creches para deixar @s filh@s enquanto se trabalha, e emprego decente. As discriminações racial e sexual são assuntos sérios. Ninguém gosta de sofrer preconceito na rua, no trabalho ou dentro de casa. Por isso a escolha d@s polític@s é decisiva. Escolha quem respeita e defende os seus direitos.

As mulheres devem ficar atentas nessas eleições e procurar fazer escolhas certas de candidat@s que façam valer os nossos direitos, e abrir os olhos com relação às tentativas de retrocessos e criminalização das mulheres. Os índices de violência são estarrecedores. Cada vez mais casos de homens que agridem e matam suas mulheres são noticiados.

Por isso o voto é importante e a escolha de representantes políticos que compreendam a magnitude da violência contra as mulheres e a necessidade da Lei Maria da Penha forte que combata atitudes machistas de homens que ainda hoje se sentem no direito de violentar mulheres, ferindo seus corpos e suas vidas - contando, muitas vezes ainda, com a complacência do Poder Judiciário.

Mulheres na política, mulheres no poder a chance de fazer o novo acontecer

Há doze anos o CFEMEA vem encorajando as mulheres a participarem das eleições municipais, estaduais e federais dos Poderes Legislativo e Executivo, sempre em diálogo com as propostas e plataformas feministas. E após tantos anos, a representatividade feminina em espaços de poder ainda é pequena.

Desta maneira, o CFEMEA vem com toda a força nestas eleições de 2010 e traz uma grande campanha (de radio, de vídeo e livreto) para incentivar as mulheres a participar mais da política. Intitulada “Pela política na lei, pela política na vida”, a campanha tem como objetivo estimular a sociedade brasileira a debater os direitos das mulheres e a importância de sua presença nos espaços de poder e decisão, a fim de combater as desigualdades de gênero e de raça que impedem as mulheres de se lançarem candidatas e se colocarem nos espaços partidários.

O levantamento feito pela União Interparlamentar da Suíça aponta que o parlamento brasileiro é um dos que têm menos mulheres entre as nações da América Latina e do Caribe - à frente apenas do Haiti.

O assunto é serio. É preciso uma grande mobilização da sociedade civil organizada. A campanha “Pela política na lei, pela política na vida”, pensou nisso e colocou em cena a personagem Concessa, representada pela atriz de teatro, Cida Mendes - Uma mulher capaz de fazer a gente morrer de rir até quando fala de coisa séria. Concessa é a personagem do rádio e está em campanha para fazer valer os direitos das mulheres na lei e na vida.

Outra temática entra em cena com a produção de vídeos sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres - que será distribuído­ pela internet na forma de vídeo-viral, isto é, um chamado à ação e mobilização. O vídeo mostrará que as mulheres têm direitos, mas que estão ameaçados por projetos retrógrados em debate no Congresso Nacional, com o é o caso do projeto apelidado de Bolsa Estupro, que proíbe o aborto em caso de estupro e determina o reconhecimento da paternidade por parte do agressor, uma forma de tornar o estupro permanente na mente e no corpo da mulher violentada.

A campanha do CFEMEA também pensou nas mulheres candidatas e por esse motivo construiu uma plataforma política para servir de subsídio a essa mulheres, para que elas se comprometam com a justiça e a igualdade de gênero, de raça/etnia e de classe e que se posicionem contra todas as formas de opressão e discriminação. Pensou também n@s eleitor@s, cidad@s engajad@s em comitês e campanhas, militantes partidário@s que acreditam na possibilidade de transformar a sociedade, transformando a política e, ao mesmo tempo, transformando a vida.

Pela Política na Lei, pela Política na vida!

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900