Ao final de cada ano/exercício financeiro, o governo apresenta um balanço da receita arrecadada e das ações e despesas realizadas. Essa prestação de contas é analisada pelo Poder Legislativo e pelo Tribunal de Contas, que são responsáveis pelo controle externo do Ciclo Orçamentário, e deve ser conhecida da população.

Mas a fiscalização da execução orçamentária não pode ficar só na mão dos órgãos públicos. A exigência cidadã, a participação das mulheres e o controle social são muito importantes para garantir que os recursos públicos estejam orientados à realização dos direitos da cidadania.

A participação da população é que pode democratizar e propiciar maior justiça social na execução do orçamento. Pode também impedir, ou pelo menos denunciar o desvio dos recursos públicos para outras finalidades, assim como a má utilização desses recursos para favorecer os ricos ao invés de promover a redistribuição social, com igualdade e justiça. Isso é monitorar o processo de execução das ações governamentais.

Se você é uma vereadora, ou está na gestão de um organismo governamental de políticas para as mulheres, ou ainda se você é integrante de conselho de políticas públicas a sua ação sobre o orçamento público pode se dar de modo direto e é muito importante. A interferência das mulheres parlamentares, gestoras e conselheiras nesses espaços ainda tão fechados e elitizados da política pública é indispensável para a sua democratização.

O portal da Universidade Livre Feminista, a partir de 2010 vai ter mais informação a esse respeito, alguns fóruns de debates, além de alguns cursos à distância sobre essas questões. Para acessar o portal é fácil: www.feminismo.org.br.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900