A deputada Emília Fernandes (PT-RS) assumiu a presidência da comissão especial que vai tratar da proposta de emenda à Constituição (PEC nº 590/06). A PEC de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) pretende garantir a representação proporcional de gênero na composição das mesas diretoras da Câmara, Senado e comissões assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo.

As deputadas defendem que o Brasil dê um passo significativo para uma maior participação das mulheres nos espaços de poder. Segundo elas, os indicadores apontam, hoje no Brasil, que apesar dos atuais esforços do governo, é pequena a participação feminina na política. "Não é por acaso que nós temos somente 8,7% de deputadas na Câmara e 13% de mulheres no Senado. Na mesa da Câmara dos Deputados nunca houve uma participação de mulheres e, no Senado, sei da nossa luta para conseguir, às vezes, uma suplência,"assim disse a deputada Emília Fernandes.

A deputada afirmou ainda que espera contar com o apoio dos parlamentares homens para aprovar a PEC. "Não é uma luta de mulheres para mulheres. Não se faz uma luta para tod@s com apenas uma parte. Nós queremos o apoio dos homens, dos parlamentares de todos os partidos para dar a força necessária na compreensão da importância da aprovação dessa PEC", afirmou.

A proposta precisa ir muito além de aumentar a representatividade feminina nas mesas diretoras. "Temos de mostrar à sociedade brasileira que sabemos e queremos discutir economia, política e os grandes projetos de desenvolvimento do País. Mas queremos colocar, sim, o recorte de gênero, como ele atinge de forma cruel o desemprego, o menor salário para as mulheres, a violência contra as mulheres", acrescentou.

Fonte: Agência Câmara

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900