• Quem serão os trabalhadores de baixa renda a serem incluídos no sistema: qual o valor da linha de renda abaixo da qual estariam os de baixa renda; se existirão outros critérios de definição desses trabalhadores além da renda. Por exemplo, alguns dos critérios que poderiam ser combinados seriam justamente o de gênero e situação de domicílio: concretamente estamos falando das mulheres que vivem nas periferias urbanas, em sua maioria de baixa renda, chefes de família, com péssimas condições de vida.
  • A diferença dos beneficiários desse sistema de inclusão previdenciária dos atuais beneficiários da LOAS (idosos acima de 65 anos cuja renda familiar per capita encontra-se abaixo de _ do salário mínimo). A diferença visível a partir do texto da EC é que esses beneficiários teriam que contribuir, apesar de terem alíquotas e carências inferiores às vigentes no Regime Geral da Previdência.
  • Portanto, uma vez definido que esse novo sistema de inclusão é contributivo, falta definir qual a alíquota de contribuição desses novos beneficiários - se ela seria única e linear ou se proporcional à renda, conferindo alguma progressividade às contribuições; e qual seriam as novas carências - idem, se lineares ou proporcionais à renda dos beneficiários.
  • Finalmente, no que diz respeito às pessoas que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico (em sua quase totalidade mulheres, as chamadas donas de casa), qual o critério de renda familiar a ser utilizado na escolha das beneficiárias.

Fonte: Trecho de "A PEC paralela da Previdência e as mulheres" - Laura Tavares Soares publicado em www.lpp-uerj.net/outrobrasil.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900