O Brasil discute atualmente uma série de Reformas de Estado que são importantes para o exercício democrático. Entraram em pauta a Reforma da Previdência (que agora aguarda regulamentação pelo Executivo); a Reforma Trabalhista; a Sindical (ambas paradas, sendo que a Sindical se encontra no Congresso Nacional); e a Reforma Política (que deverá ser votada no Congresso no final de 2005).

A fim de que esses processos de Reforma aconteçam de forma democrática, é preciso que as questões de gênero e raça sejam revistas e incluídas nesses debates. Com o objetivo de analisar as Reformas Previdênciária e Política, esta edição do jornal Fêmea traz alguns debates.

A inclusão das trabalhadoras domésticas remuneradas e não remuneradas na Previdência continua sendo um desafio. Sobre o tema, esta edição do jornal Fêmea conta com a participação de Hildete Pereira de Melo, Cláudio Monteiro Considera, Alberto Di Sabbato, professores de economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, da deputada Luci Choinacki (PT/SC), e da doutora em Economia do Setor Público na Área de Política Social, Laura Tavares.

A pesquisadora Cristina Buarque (Projeto Mulher e Democracia) contribui para o debate de Reforma Política que conta também com textos de sociólogas do CFEMEA em vários espaços da publicação.

Os projetos que tramitaram no Congresso Nacional de setembro a dezembro de 2005 e os debates sobre a legalização do aborto e enfrentamento da violência doméstica, que alteraram os ânimos na Câmara, também estão contemplados nesta edição.

Para fechar o ano e abrir mais uma vez espaço para os debates na área de orçamento, o Fêmea traz ainda uma análise sobre a participação social no processo orçamentário em 2005, temas trabalhados intensamente pelo CFEMEA este ano.

Entre os eventos deste segundo semestre de 2005, destacamos também a Marcha Zumbi dos Palmares +10, fundamental na luta contra o racismo e pela igualdade e democracia em nosso País.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900