Coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade

Publicada pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), tem como objetivo divulgar os debates mais recentes, bem como a sistematização de informações essenciais à compreensão da sexualidade e do gênero como campos articulados de pesquisa e intervenção social.

Abrange três séries que, mantendo estreita relação entre si, incluirão textos e debates de natureza distinta: Homossexualidade e Cultura, enfocando a temática gay, lésbica e transgênero; Sexualidade e Gênero nas Ciências Sociais, focalizando estudos sobre gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva sócio-antropológica ou sócio-histórica; e Sexualidade em Debate, reunindo o material apresentado em seminários e encontros promovidos ou apoiados pelo Centro.

O CLAM foi criado no âmbito do Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ, com o apoio da Fundação Ford, tendo como objetivos: desenvolver pesquisas sobre políticas, culturas e saberes sexuais; contribuir para a formulação de políticas públicas através da produção e divulgação de dados comparativos sobre sexualidade no Brasil e na América Latina, bem como de documentos sobre o estado da arte nesta área.

O Centro busca promover o diálogo entre a Universidade, movimentos sociais e formuladores de políticas públicas, oferecendo subsídios para um aprofundamento do debate em torno das desigualdades de gênero e da discriminação sexual.

Direitos e políticas sexuais no Brasil

Maria Teresa Citeli, Adriana Vianna e Paula Lacerda são as autoras de publicações A pesquisa sobre sexualidade e direitos sexuais no Brasil (1990-2002) - revisão crítica e Direitos e políticas sexuais no Brasil da Coleção Documentos, também lançada pela CLAM sobre os direitos sexuais e reprodutivos.

O objetivo é "produzir, organizar e difundir conhecimento sobre sexualidade na perspectiva dos direitos humanos, contribuindo para diminuir a desigualdade de gênero, e fortalecer a luta contra a discriminação das minorias sexuais na América Latina".

A série faz parte de uma iniciativa internacional chamada "Diálogo Global sobre Saúde e Bem-Estar Sexual" apoiada pela Fundação Ford e presente também na Ásia, na África e nos EUA.

Mais informações: Jane Russo - Coordenadora de Publicações do CLAM (21) 2234-7343 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO