O ano legislativo se inicia com muitas novidades. Primeiramente, a eleição das novas Mesas Diretoras e indicação das presidências das Comissões Técnicas da Câmara e do Senado. A parca presença das mulheres nestes espaços se mantém, o que expressa a dificuldade de valorização das mulheres na política e a necessidade de muita luta para mudar as feições masculina e branca dos espaços de poder.

Na Câmara, mais uma vez nenhuma deputada foi eleita para integrar a Mesa Diretora. Apenas duas deputadas foram indicadas por seus partidos para assumirem a presidência de Comissões: deputada Iriny Lopes PT/ES para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a deputada Fátima Bezerra PT/RN para a Comissão de Legislação Participativa. No Senado Federal, apenas a senadora Serys Slhessaenko PT/MT integra a Mesa como suplente do 1º secretário. Nenhuma senadora foi indicada para a presidência de Comissões e duas foram indicadas como vice-presidentes: senadora Patrícia Saboya PPS/CE da Comissão de Assuntos Sociais e a senadora Ana Júlia Carepa PT/PA, para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Uma grande preocupação toma conta dos movimentos feministas; por livre expressão sexual (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e de direitos humanos de uma maneira geral: a eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP/PE), representante das forças religiosas conservadoras, cuja postura confronta a defesa dos direitos humanos e dos direitos sexuais e direitos reprodutivos.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900