O CFEMEA tem se afirmado cada vez mais na luta anti-racista, urgente em nossa sociedade. Seja participando de articulações de combate ao racismo, como os Diálogos Contra o Racismo, ou produzindo textos e análises com esta perspectiva.

O Jornal Fêmea, assim como o sítio eletrônico do CFEMEA (www.cfemea.org.br), são espaços que têm sido utilizado para tornar pública a discussão de raça pelo Centro.

Destacam-se em 2004 as ações promovidas pelos Diálogos Contra o Racismo com sua campanha nacional. A maior parte dos brasileiros reconhece que existe racismo no País, no entanto, a maioria não se reconhece como racista. Do resultado dessa pesquisa de opinião surge o mote da campanha de mídia: "Onde você guarda o seu racismo?". Disponível em diferentes mídias, contando com banners para site, VTs para televisão, cartazes, outdoors, busdoors e anúncios em trens. O resultado pode ser percebido pelo grande número de retornos (comentários, emails, etc) recebidos, contendo desde depoimentos, busca de apoio, até o interesse em participar da campanha. As informações sobre a campanha foram disponibilizadas no sítio eletrônico www.dialogoscontraoracismo.org.br.

Nas áreas de atuação do CFEMEA, o recorte de raça tem aparecido constantemente nas discussões. Na temática do trabalho, por exemplo, principalmente na discussão do trabalho e emprego doméstico, as questões de gênero e raciais estão presentes. A grande maioria das empregadas domésticas são mulheres negras o que demonstra a importância dos debates estarem atentos para a realidade dessas mulheres. No âmbito das análises de política e poder, o Centro tem colocado o questionamento sobre a necessidade da democratização desses espaços levando em consideração tanto gênero como raça/etnia.

O orçamento e a discussão de gênero proposta pelo CFEMEA também contempla as questões raciais. O Centro busca tornar claro para a sociedade e para @s ator@s envolvid@s nesse debate que o orçamento tem sim gênero e cor. Na distribuição de verbas para as políticas públicas é fundamental que sejam levadas em consideração as peculiaridades e necessidades especificas das diferentes populações. Caso contrário, as desigualdades de gênero e raça serão perpetuadas também nesse espaço de decisão orçamentária.

Internamente o Centro tem buscado colocar as temáticas ligadas à desigualdade racial em suas reuniões. A equipe está cada vez mais envolvida com o tema, conseguindo levá-lo aos poucos para as diferentes esferas de atuação: saúde, violência, trabalho, poder e política e orçamento.

Assim como a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), o CFEMEA tem inserido cada vez mais as demandas das mulheres negras em sua agenda. Esse desafio que a própria AMB se colocou e coloca às organizações feministas está no caminho da consolidação de um posicionamento anti-racista desses movimentos.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900