Desde a sua primeira edição, em 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) tem estimulado a criação de espaços de discussão com base em seu formato em vários lugares do mundo. Só em 2004, foram realizados cerca de 50 fóruns com o perfil do FSM, entre fóruns regionais, temáticos e outros. A importância de discutir em esferas menores os temas sociais está clara não apenas na possibilidade de abrir espaço para mais vozes, como para as especificidades de cada região.

Assim como foi destacado na edição anterior do jornal Fêmea, a presença do movimento de mulheres no Fórum Social Mundial é marcante. No entanto, ainda existem muitos espaços a serem conquistados nos processos que envolvem o Fórum para que se atinja a igualdade de gênero.

Um dos principais espaços de referência do processo para mulheres são os Diálogos Feministas. O encontro transnacional, que normalmente acontece antes do Fórum, objetiva reunir diferentes pontos de vista feministas sobre temas importantes para alcançar e garantir os direitos das mulheres.

A próxima reunião dos Diálogos Feministas Transnacional está marcada para 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Os temas desta segunda edição do encontro são a situação das mulheres nos contextos da globalização neo-liberal, guerras, conflitos, militarismo, militarização e fundamentalismo. Serão examinadas as estratégias utilizadas pelos movimentos de mulheres em busca pela autonomia de seus corpos, melhores condições no mercado de trabalho, entre outros focos, frente às políticas atuais.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900