Tupã/SP - O Projeto de Lei 12/04, da vereadora Paulete Tânia da Silva (PPS), que estabelece cota mínima de participação de 30% de mulheres nos Conselhos Municipais, foi aprovado na Câmara Municipal. Anteriormente, o projeto havia sido julgado inconstitucional pela Comissão de Justiça da Câmara, sob a alegação de que feria o princípio constitucional da igualdade entre homens e mulheres. O parecer do Executivo gerou ainda mais indignação, pois continha a seguinte tese: "aceitar a proposta do percentual de 30% ou qualquer outro seria admitir em tese, a incapacidade relativa da mulher na participação social, na gestão empresarial, o que seria crime".

João Pessoa/PB - De 26 a 29 de maio, aconteceu, em João Pessoa, a VIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais "A Reforma Política na visão dos Legislativos Estaduais". Entre as reuniões paralelas, houve a Reunião da Secretaria de Mulheres da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais). Esta Secretaria foi instituída recentemente e é fruto da luta das deputadas. A partir de 2002, passou a integrar a diretoria da Unale. Atualmente, a Secretaria está discutindo o orçamento público e a questão de gênero. As principais metas são: criar um banco de leis sobre direitos das mulheres e reivindicar cotas na direção da Unale.

Rio de Janeiro/RJ - A Articulação de Mulheres Brasileiras - Seção Rio, realizou recentemente um levantamento sobre ações parlamentares relativas à violência de gênero no estado do Rio de Janeiro, do período de 1975 a 2003. O estudo traz, entre outras coisas, um retrato comentado dos projetos legislativos apresentados no período, comentários de parlamentares sobre o tema e uma tabela das leis em vigor sobre a violência de gênero.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900