Construindo Solidariedade - Diálogos Feministas
14 e 15 de janeiro, Mumbai (Índia)

Trata-se de uma continuidade da articulação entre redes iniciada no FSM 2003, em Porto Alegre, que reuniu redes latino-americanas e internacionais - muitas das quais apóiam a Campanha Contra os Fundamentalismos - por convocação da Articulação Feminista Marcosur e de várias redes. Na ocasião, foi feita uma avaliação do FSM 2003 e ficou decidido que seria dada continuidade a essa iniciativa no FSM 2004.

A II Reunião Feminista Internacional pretende ser um espaço democrático para organizações feministas da sociedade civil e integrantes de organizações mistas que manifestem sua adesão aos princípios, processos e ações feministas, que sejam não-governamentais e apartidárias. Será um lugar de encontro para pensamento reflexivo, debate de idéias, livre intercâmbio de experiências, articulação de ações efetivas e fortalecimento de estratégias visando apoiar ativistas e o dinamismo feminista no âmbito dos movimentos populares globais. Trata-se de um evento autônomo, não vinculado formalmente ao FSM, porém em consonância com os princípios que o orientam, buscando integrar a análise feminista a esse espaço mais amplo de discussão.

Objetivos

  • Promover um diálogo ético entre organizações feministas e redes, bem como mulheres de grupos e movimentos progressistas sobre os desafios e questões que se colocam diante do movimento global de mulheres e sua articulação com outros movimentos sociais e grupos de defesa dos direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, igualdade social, desenvolvimento e justiça ambiental e econômica.
  • Construir análises e estratégias que fortaleçam os elos entre questões e movimentos diversos com as organizações feministas transnacionais.
  • Aprofundar a compreensão feminista sobre a relação entre neoliberalismo, militarismo, neoconservadorismo, fundamentalismo religioso e desigualdades de gênero/raciais/étnicas.
  • Construir e consolidar as articulações entre redes feministas globais no contexto da organização do FSM e fortalecê-las na relação com os outros movimentos sociais.

Comitê de Planejamento

Esta iniciativa conta com o apoio de diversos grupos feministas, que formaram uma equipe central de planejamento. Eles são: AFM (Articulação Feminista Marcosur), DAWN (Development Alternatives with Women for a New Era), FEMNET (Feminist Online Network), INFORM, ISIS Internacional, WICEJ (Women’s International Coalition for Economic Justice) e os grupos organizadores da Índia, reunidos sob a sigla NNAWG (National Network of Autonomous Women’s Groups).

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Radar Feminista do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO