Ao mesmo tempo em que nos (re)une, o fenômeno da globalização também tem fragmentado nossas lutas políticas. Assim, o IV Fórum Social Mundial está sendo encarado pelo movimento feminista como uma oportunidade de se enfrentar algumas questões fundamentais que surgiram ao longo das últimas décadas, inserindo-as em um contexto transnacional.

Esse processo de internacionalização das questões feministas exige pensar e atuar de forma conjunta sobre nossas políticas, nossa ética, nossas visões e nossas demandas mais urgentes, de forma a elaborar estratégias conjuntas. Isso significa enfrentar nossas diferenças, respeitar nossa diversidade e descobrir formas de trabalharmos juntas sem comprometer nossos ideais políticos individuais e coletivos.

No âmbito do IV Fórum Social Mundial, o objetivo é encontrar maneiras de influenciar no processo de tomada de decisões e visibilizar as agendas feministas no evento, em especial as questões como direitos sexuais e reprodutivos, violência de gênero e combate aos fundamentalismos.

No processo de planejamento da atuação feminista no Fórum Social Mundial 2004, diversas redes e organizações estão realizando encontros para debater e planejar a atuação feminista em Mumbai. Além de painéis nos espaços formais de debate no Fórum, será promovida a segunda Reunião Feminista Internacional, um encontro que irá preparar a intervenção feminista em Mumbai e que, assim como ocorreu em Porto Alegre em 2003, terá outros desdobramentos depois do Fórum de 2004.

   
Categoria
 
Alerta Feminista

Agenda do Congresso

Notícias

Artigos e Textos

Djumbai

Diálogos e Mobilizações

Publicações
 
 
 
Artigos Recentes
 
 
 
 
CFEMEA
O Centro Feminista de Estudos e Assessoria é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos.
 
AUTOCUIDADO E CUIDADO
ENTRE ATIVISTAS
   
UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA
   
   
LINHA DO TEMPO CFEMEA
 
 
+55 61 3224 1791
   
  FALE CONOSCO
 
Brasília
SCS Quadra 2 Bloco C
Ed. Goiás, Sala 602
Brasília, DF - Brasil
CEP 70317-900